Conheça 3 estratégias que você pode colocar em prática para se comunicar de forma mais eficaz em inglês

Cada vez mais a língua inglesa está presente no dia a dia de muitos profissionais. Aliás, saber falar inglês é um requisito bastante importante em determinadas funções, se tornando o idioma mais usado em muitas reuniões de negócios.

Então, Que tal aproveitar 3 dicas que, apesar de simples, fazem toda a diferença no seu dia a dia?

1 - Dê atenção a Gramática

Um dos pontos que mais aterroriza os estudantes de inglês é a gramática, sendo um grande empecilho para o desenvolvimento no idioma. Para vencer esse medo e conseguir se comunicar de forma mais fluente é importante tomar algumas atitudes. Vale ressaltar que essa não é uma ação que deve ser realizada de forma excepcional, mas sim de forma diária.

  • Estude todos os dias: nem que seja por 15 minutos, tira um tempo da sua rotina e leia (ou relembre) alguma regra gramatical;
  • Tenha um objetivo: às vezes por querer aprender tudo de uma vez, isso dá um nó na mente. Por isso, estabeleça um foco e depois de atingi-lo ajuste outro objetivo.

Conseguindo colocar essas orientações em prática, você logo verá os resultados. Quando é possível dominar a gramática, a comunicação se tornará mais fácil. É importante destacar que, assim como nós erramos na língua materna (português), também temos a possibilidade de errar no inglês. Contudo, isso não pode nos desanimar, afinal, a gramática é complexa e mesmo que seja cometido algum erro pequeno durante a conversação ou escrita, a comunicação ainda será possível.

Seja objetivo e se prepare previamente

Quando o assunto é reunião de negócios, é comum bater certo nervosismo, especialmente se ela for feita na língua inglesa. Por isso, veja quais atitudes você pode tomar para te ajudar nessa hora:

Objetividade

É comum quando há um certo nível do idioma, querer “florear” a comunicação, mas para não cometer erros, a dica é manter a objetividade. Por isso, ao conduzir a sua reunião em inglês, enuncie os tópicos de forma clara e bem definida.

Ao falar de maneira objetiva, maior será a chance das pessoas compreenderem o que está sendo proposto, tudo de forma otimizada. Além disso, a objetividade deve ser levada em consideração quando for desenvolver a pauta e a ata da reunião, com frases curtas e diretas.

Treine

Para falar outro idioma, é necessário muito treino. No caso do inglês em reuniões não seria diferente. Então, disponibilize algum tempo antes do evento, quando estiver preparando a pauta, para praticar sua pronúncia, em especial daqueles termos que possui dificuldade.
Além disso, treine também o seu listening para ter a capacidade de entender o que os outros participantes estão falando. Para isso, a dica é ouvir podcasts sobre o assunto que será abordado.
Vale salientar que o treino em frente ao espelho é bastante válido, mas aposte em gravar a sua apresentação e ouvi-la e ver como está o seu progresso.

Mantenha a calma

Para algumas pessoas pode ser bem estressante falar inglês, ainda mais numa reunião de negócios ou uma palestra. Mas é extremamente importante manter a calma hora de conversar nesse idioma. Por isso:
  • Reconheça sua proficiência: acreditar que não tem capacidade impacta bastante na hora de conversar em outro idioma, mas é importante saber a proficiência e ter consciência de quem sempre tem espaço para melhorar;/li>
  • Acostume-se aos poucos: como dito anteriormente, é necessário treino para falar inglês, com isso você irá se acostumar a conduzir a reunião de forma tranquila;
  • Fale devagar: procure ficar tranquilo, afinal não há motivo para falar rápido e ter uma pronúncia perfeita, apenas se comunicar de forma clara e objetiva.


Agora se você quer de fato dominar o inglês, estude na InEnglish School para alavancar a sua carreira.

Com foco em Business English, a In English School oferece cursos específicos para cada demanda do aluno, como Job Interview Training indicado para quem está em busca de posições com exigência em inglês fluente.

Entre em contato com a nossa equipe. Garanta uma aula experimental para falar inglês com segurança e com os melhores professores!

More to explorer